7 coisas que você deve saber para abrir um negócio de sucesso

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Ter o seu próprio negócio, liberdade e criar uma marca está entre os seus desejos? Então vamos mandar uma real e listar algumas coisas que você precisar saber para abrir o seu negócio e ter muito sucesso. Outro dia um amigo  estava pedindo umas dicas sobre um negócio que ele está pensando em abrir. Muitas coisas a graduação em administração ou as pessoas que já tem negócios ensinam, porém nem tudo, então criar coragem e abrir o se negócio é um excelente aprendizado pra quem quer seguir carreira na area de negócios. Pensando nisso criei este artigo afim de compartilhar minha experiência empreendedora com vocês e assim contribuir para que não cometam alguns erros que são comuns na fase inicial de um negócio.

#1: Identificar e conhecer bem os Stakeholders


Na administração comummente nos topamos com  palavras americanizadas. Quando falamos em stakeholders estamos falando de interesses no seu negócio. Uma empresa ela deve ser criada afim de atender o interesse de diversas pessoas, este interesse compreende ao proprietários ou sócios, aos clientes, colaboradores, comunidade, futuros investidores, fornecedores e até mesmo os concorrentes. Quanto aos clientes é importante conhecer bem os seus gostos, costumes, idade, comportamento e uma serie de fatores que farão com que você desenvolva melhor o seu negócio adequando-se a eles.


#2: Criar Valor


É preciso que você pense que valor você vai agregar para o seu cliente,  ou seja, o que você vai oferecer de tão legal que ele vai sempre procurar sua empresa. Valor agregado ao seu produto ou serviço é o buuum do seu negócio, dependendo do que for. Outro dia vi uma matéria que dizia que é importante que você crie o máximo de valor com o menor preço possível, mas pra toda regra há uma exceção se no caso o seu valor for exclusividade o preço alto faz parte da estratégia do negócio.

#3: Constituição da Empresa


Considero esta a fase mais chata, mas dá pra superar na boa. A empresa de fato é constituída através de uma pessoa jurídica. No Brasil existe diversos meios de constituição, apesar de que a burocracia impera nestas operações. Antes de tudo é importante você escolher qual a melhor categoria  que se encaixa em seus propósitos de acordo com o faturamento previsto. Em relação ao porte temos o MEI ( Micro Empreendedor Individual), a Micro-empresa, a Empresa de Pequeno Porte - EPP e Empresa normal. No diz respeitoo a tipologia temos o Empresário Individual e as Sociedades. Se você quer abrir um negócio simples e que gere até R$ 5.000,00 mensais o MEI é a melhor opção, visto que a taxa é baratinha e você terá menos gastos e ainda pode contratar um funcionário com carteira assinada. Agora se você quer ter um negócio somente seu, mas que fatura acima de R$ 5.000,00 você vai optar pela Empresa Individual, nesta modalidade você pode se ter quantos funcionários quiser e poder é claro e vai diversas aliquotas impostos dependendo do seu faturamento e ramo de atividade. Agora se você tem uma turma de amigo e quer abrir uma empresa entre vocês a opção é sociedade, nas sociedades todos tem direito na participação dos lucros proporcional ao investimento inicial. 

#4: Planejamento

Abrir uma empresa somente pensando em ganhar rios de dinheiro é um fator negativo para o negócio.  Uma empresa deve ter todo um pensamento em relação a sua existência, eis o famoso pensamento empresarial ( Missão, visão, valores e tarárá). A partir do pensamento da empresa segue para criação de uma estratégia de mercado a estratégia de mercado é feita a partir de um plano estratégico que normalmente para um determinado prazo, na verdade este o planejamento macro da empresa sem ele é um pouco difícil você mostrar aonde quer ir. Não esqueça planejamento é fundamental, confesso que fiquei muito empolgado no inicio.


#5: Conheça bem sua atividade

Conhecer bem o que você vai oferecer talvez seja  a mais simples das dicas aqui dadas, porém a mais importante. Quando digo conhecer recomendo que você busque histórias, fatos relevantes, caso de outras empresas, o que pode e o que não pode  no seu ramo de atividade. Uma ferramenta bastante utilizada para te ajudar a conhecer bem o seu negócio é  a matriz de Swot, mais conhecida aqui no Brasil como matriz FOFA. Nela você pode descrever suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças e assim traçar estratégias para você se manter no mercado. É importante deixar claro que matriz FOFA está contida no plano estratégico do negócio.

#6: Conhecer sobre finanças

Finanças, eis o coração do seu negócio, sem dinheiro a empresa não consegue  trabalhar. Conhecer mais sobre finanças é fundamental para  tomadas de decisões racionais, lembrando que finanças pessoais é diferente de finanças empresarial, portanto dinheiro seu não é o mesmo da empresa. Pra começar você vai precisar fazer um investimento inicial, este pode ser feito através de capital próprio ou capital de terceiros, ( emprestimos e etc). Quando a coisa estiver funcionando é preciso uma boa gestão para que haja controle e bons resultados. Em relação a gestão financeira, recomendo que utilize algum software  para que este trabalho seja o mais automatizado possível, afim de que você não perca todo tempo , eu utilizo o Zero Paper, software gratuito e com ótimas ferramentas.  Do mais simples ao mais complexo dos negócios.

#7:  Marketing

Muitas pessoas ainda acham que marketing é mesma coisa que propaganda. O marketing é a alavancagem da empresa no que diz respeito a vendas, portanto se você quer vender muito é importante você conhecer diversas técnicas de marketing que vão desde da cor do logotipo até a estratégia do preço. Por falar em preço este é um dos aspectos mais importantes e até considerado mais difícil para o marketing, visto que o preço de um produto ou serviço deve ser calculado levando em consideração o custo e o valor que você quer repassar. Uma boa dica pra o seu negócio é utilizar as redes sociais, além de gratuitas elas são um ótimo instrumento de comunicação com os clientes

Agora que você já aprendeu alguma coisinha que tal começar a elaborar o seu plano negócios? Conte-nos suas experiências. Boa Sorte!



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