O que é Coworking ? Veja como funciona o modelo de trabalho do profissional moderno
sinônimo de trabalho colaborativo, o coworking promete ser uma tendência que veio pra ficar.
Idealizado pelo programador Brad Neuberg, o coworking surgiu em 2005 em São Francisco por meio da criação do Hat Factory, primeiro espaço de coworking do mundo. O modelo consistia na união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de idéias e experiências a um baixo custo. Após o sucesso do modelo de trabalho, dezenas de espaços começaram o surgir nos Estados Unidos e logo chegaram à Europa.
Apenas 2 anos depois, o Brasil recebeu o seu primeiro espaço de coworking, o Pto de Contato fundado pela Fernanda Nudelman em São Paulo. ”São profissionais de várias áreas trabalhando juntos, com um objetivo comum: trocar idéias e experiências, tornando o trabalho mais inspirador, criativo e produtivo” conta Fernanda no blog do Pto de Contato. Ela ainda destaca a importância de não mantermos apenas os contatos virtuais, mas voltarmos a ter relacionamentos interpessoais.
Para empreendedores eles dão todos os benefícios já citados e ainda outros. Nas metrópoles, tais como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, por exemplo, já existem diversos escritórios que dão esta chance aos seus usuários e ainda com a possibilidade de mostrar que o seu empreendimento tem seriedade, organização e maturidade. A estimativa é que os coworkings trazem uma economia de 85% nos gastos que ocorrem todos os meses.
Paula Camanho, da CMK Coworking, explica como essa prática pode ajudar bastante aqueles que estão entrando agora no mundo dos negócios. “Todos os dias, temos aqui empreendedores e profissionais de diversos setores e eles têm em comum a busca por um espaço que tenha paz para poder desenvolver o trabalho e ainda oferecer uma aura de seriedade profissional mais forte. Com um escritório compartilhado, o empreededor pode receber os seus clientes ou até mesmo um novo funcionário numa sala de reunião. Os telefonemas, por exemplo, primeiro passam por uma secretária e em seguida é que são direcionados a quem está usufruindo do coworking”, diz ela
Se você é um empreendedor e está em casa trabalhando sozinho no clássico home office, que tal então começar a dividir sua experiência em um escritório compartilhado? Como lá você terá contatos com outras pessoas, será perfeitamente possível também dividir experiências e fomentar . O vídeo abaixo ilustrar como funciona o coworking.
E aí gostou da ideia e quer trabalhar em um espaço de coworking? Dá um like aí em baixo .
Fonte: Tot Coworking e CC Coworking