Branding: A arte de gerir e construir marcas

Em um mundo que busca cada vez mais agilidade e inovação, as marcas precisam adotar novas práticas e técnicas para não se limitarem apenas ao “visual”, buscando ser “multissensoriais”.



Branding é a atribuição de uma marca a um produto ou serviço. Engana-se que pensa que branding e marca são a mesma coisa. Marca são as características presentes em logos, mascotes, músicas, grafismos, entre outras manifestações, já o branding trabalha a fixação e a personalidade da marca, consiste em uma maneira de pensar diferente, são práticas e técnicas que visam a construção e fortalecimento, utilizando conceitos de administração, antropologia, marketing, design, psicologia, arquitetura e propaganda para operar com um universo de valores que representem sua empresa, e assim consolida-la perante os clientes.

Para se ter um trabalho de branding bem feito, é necessário primeiramente descobrir o público-alvo da empresa, dividindo-o em pequenos grupos e destacar ao máximo suas características. Logo após, constrói-se a identidade da marca para atingi-los, deve-se analisar este grupo para definir qual sua expectativa sobre o produto ou serviço. Assim, definiremos qual postura deve ser adotada pela marca, fazendo o consumidor se identificar com a personalidade da empresa. Depois é o momento da construção da marca, deve-se explorar todas as formas de contato com o consumidor, ter uma sensibilidade aguçada, que aborde todos os cinco sentidos. Não basta criar o logo, tem que se pensar na textura, no som, no aroma e em alguns casos no paladar, dessa forma, a empresa conseguirá atingir de forma mais eficiente a mente do “público-alvo”.
 
Todos os dias vemos uma grande quantidade de anúncios e logotipos, já sendo algo saturado em nossas vidas. O resultado é uma queda na eficiência apenas visual da marca, por isso, marcas que investem nos outros sentidos, tem maior probabilidade de serem memorizadas e absorvidas pelo consumidor. Psicólogos comportamentais dizem que 80% das impressões que formamos quando nos se comunicamos com outras pessoas não são verbais, por isso oferecer uma experiência sensorial e emocional plena é vantajoso a marca, pois a emoção dribla a razão e influencia nossas decisões. Engana-se que pensa que a marca limita-se ao logotipo, pois consiste em toda parte visual, o som, a textura, o paladar e olfato ou parte deles. 

“Quanto mais forte for a personalidade da marca, mais humana ela será – e menos focada no produto, daí a maior facilidade para o consumidor associar palavras, frases e afirmações com ela.” BrandSense.

Por: Messias Elmiro